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Empreendedorismo na Prática

Um empreendedor precisa ser um profissional completo

Empreender é ver uma oportunidade de negócio e movimentar recursos para que seja colocada em prática. Identificar uma oportunidade de negócio não é ter uma ideia totalmente nova de um produto ou serviço, é saber que existe, observando a necessidade do cliente e do mercado. É como a história do “vendedor” de água. Este empreendedor que vendia água mineral, em sua primeira estratégia, entendeu como ganhar dinheiro durante a crise e inicialmente com apenas R$ 10 emprestados, comprou algumas garrafas de água mineral e gelo para vender na praia. A questão é bem simples, pois água na praia é uma necessidade do cliente e a matemática é básica, pode ser vendida a R$ 4 ou R$ 5. Se dez garrafas forem vendidas, o valor obtido será de R$ 40 que pode ser usado para reinvestir no negócio e ainda pagar o empréstimo inicial de R$ 10 e assim sucessivamente. Somente com o pequeno exemplo citado, você já pode perceber a importância da comunicação com os clientes e organização das finanças para aumentar a lucratividade do negócio. Ninguém vende dez garrafas de água se não souber fazer uma boa abordagem ao cliente.

Um empreendedor precisa ser um profissional completo. É imprescindível que tenha, ou adquira, conhecimentos sobre:
- Finanças;
- Fendas;
- Comunicação;
- Negócios;
- Estratégias negociais;
- Marketing;
- E outros assuntos.

 

Gestão Operacional

É preciso garantir que o produto ou serviço esteja disponível para o cliente com a maior qualidade possível. Manter a produção funcionando bem é necessário, porque é dessa atividade que saí a lucratividade da empresa. O empreendedor precisa ficar de olho na redução de desperdícios, nos retrabalhos e em um melhor aproveitamento da produtividade. Gerir bem as operações da empresa é valorizar o cliente, pois quando o produto não é bem-feito ou o cliente não é bem atendido pelo serviço, ele deixa a empresa.

 

Gestão Comercial

Na parte comercial, é importante focar na melhor performance em vendas. Para isso, é importante conhecer o mercado, as operações básicas do varejo e o perfil dos clientes. Investir em técnicas e estratégias de relacionamento e abordagem do cliente podem fazer toda a diferença na hora das vendas.

 

Gestão de Marketing

Não adianta você ter um bom produto ou serviço e não mostrar isso para o seu cliente. Fazer a Gestão de Marketing da sua empresa é utilizar estratégias e técnicas para divulgação de produtos ou serviços, atração de clientes e satisfação das necessidades do público. É necessário avaliar o que dá certo no contexto em que você está inserido e definir as melhores ações de Marketing offline e online. Você pode contar com Marketing tradicional e offline utilizando, assim como pode contar com o Marketing Digital e online, por meio de redes sociais, anúncios e website.

 

Gestão Financeira

Por último, mas não menos importante, a Gestão Financeira é quem vai dar a sustentabilidade do negócio. Sabe-se que a maioria dos empreendedores é muito bom no que faz, oferece um bom produto ou serviço, mas erra na hora de contabilizar o seu negócio. Gerir a parte financeira da empresa exige bastante esforço e concentração. É necessário registrar o fluxo de caixa diário e contínuo, controlar o capital de giro e as contas a pagar e a receber. Nesse momento, é importante contar com especialistas na área contábil e com recursos tecnológicos tais como planilhas eletrônicas ou programas de gestão informatizados.

 

Empreender na prática é ser um profissional multitarefa disposto a seguir em frente com os seus negócios. Mas, o empreendedor não precisa fazer tudo sozinho. Hoje, já existem sistemas e equipes que auxiliam na consultoria em diversas áreas da empresa. É por isso que estamos aqui, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços contábeis ou realizar um orçamento.

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