Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

CONTABILIDADE PARA PME

Por que a contabilidade para PME é tão importante? 

A contabilidade para PME é algo de extrema importância independente do ramo de atividade do seu negócio. Sua função é fazer com que a empresa e o proprietário estejam alinhados com todas as questões patrimoniais, fiscais, tributárias e principalmente financeiras, além de oferecer consultoria e proporcionar ao empresário uma visão macro dos problemas que a empresa possui.

As tarefas de uma contabilidade vão muito além dos registros de movimentações financeiras, é necessário analisar e apresentar os relatórios gerenciais e contábeis, seguindo sempre todas as normas e legislações em vigor.

O fato é que, a contabilidade é uma aliada imprescindível para a manutenção de qualquer tipo de empresa.   

Porque é necessário contratar uma contabilidade para PME - Pequenas e Médias Empresas?

Com exceção para quem é MEI, as atividades contábeis de uma empresa devem ser mensais e são exigidas por lei, uma vez que estes serviços devem ser executados enquanto o CNPJ existir.

A partir do momento que se define o enquadramento tributário adequado, sendo ele Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, até o encerramento do negócio, é necessário realizar a prestação de contas corretamente. 

De acordo com o estudo elaborado pelo Sebrae e FGV, nos últimos 30 anos os pequenos negócios vêm desempenhando um papel cada vez mais estratégico na economia brasileira, e hoje já respondem por 30% do valor adicionado ao PIB do país.

Por outro lado, no estudo sobre CAUSA MORTIS - O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida, o Sebrae Nacional apontou que 24,4% delas fecham as portas com menos de dois anos de existência porque não realizou o planejamento adequado de itens básicos antes do início das atividades da empresa. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos.

Desta forma, a contabilidade para PME torna-se peça relevante e fundamental para garantir que a empresa funcione de maneira correta antes mesmo de seu início no mercado, sendo praticamente obrigatório para pequenos e médios empreendedores contratar uma contabilidade para a saúde de seu negócio, restando poucas alternativas.

Confira os benefícios de contratar uma contabilidade para PME:

  • Ao contratar uma contabilidade sua empresa conta com profissionais especializados e qualificados.

Tudo o que explicamos até aqui mostrou que, se você possui um CNPJ, você precisa de uma contabilidade. A outra opção seria você realizar essas atividades por conta própria, mas, o que pode ser um erro, pois se você não tem conhecimento sobre cada detalhe dos processos que são necessários, você pode fazer alguma coisa errada e prejudicar sua empresa de maneira preocupante.

Na pior das hipóteses você poderia entregar sua contabilidade nas mãos de algum conhecido, mas não é um contador credenciado. Se você fizer isso, nem precisamos dar alerta de spoiler ao dizer que isso vai dar errado, não é mesmo?

Geralmente a área administrativa das empresas de pequeno e médio porte são bem enxutas, mantendo poucos profissionais essenciais e que muitas vezes operam em cargos e possuem funções de grande responsabilidade.

Um dos profissionais indispensáveis é o especialista em contabilidade que, embora este profissional seja essencial para que a empresa tenha um bom desempenho durante as atividades corporativas, muitas vezes é difícil manter alguém que desempenhe somente este papel com a eficácia necessária que o setor exige.

Nas pequenas e médias empresas é muito comum que essas atividades contábeis sejam delegadas para colaboradores de outras áreas ou funções como departamento pessoal, RH, financeiro, entre outros.

Portanto, não importa o ramo de atividade, seja para administração de condomínios, profissionais da saúde ou holding, toda PME precisa contar com uma contabilidade que possua uma equipe especializada em consultoria, formação de preço, planejamento tributário, gestão financeira e que esteja sempre pronta para atender, apresentar toda a documentação necessária e auxiliar o empresário a solucionar todos os problemas de seu negócio.

  • Redução de custos é fator principal de se contratar uma contabilidade para PME.

Para manter um departamento contábil, fiscal e financeiro internamente, é necessário possuir mais de um funcionário especializado em cada tarefa que o setor exige. Além dos salários, benefícios e tudo mais, a empresa terá que arcar com todo o custo de instalação, maquinários, sistemas, servidores, e por aí vai.

Portanto, ao optar por contratar uma contabilidade, o pequeno e médio negócio tem a vantagem de contar com uma empresa completa para cuidar do seu negócio, com profissionais altamente capacitados em cada área do setor contábil e fiscal, sem ter que mantê-la internamente. 

Outra vantagem é que, com o auxílio de profissionais qualificados, fica mais fácil evitar o pagamento desnecessário e incorreto de tributos e tornar seu negócio mais lucrativo, impedindo, por exemplo, o recolhimento das taxas com valores inferiores aos devidos impostos, que poderiam gerar problemas com a fiscalização.

  • Ao contratar uma contabilidade para PME certifique-se de que o contrato abrange todos os serviços obrigatórios e necessários para a sua empresa.

Aqui na Trino Contabilidade, por exemplo, temos todos os serviços necessários para auxiliar você com a administração de seu negócio, enquanto você foca no que é mais importante, os seus clientes.

Realizamos o controle e a execução das obrigações contábeis, atendendo todas as legislações pertinentes e o envio de pesquisas ao IBGE. Fornecemos um plano de contas adequado à sua empresa, escrituração dos livros Diário e Razão conforme as normas e princípios contábeis vigentes.

Também elaboramos e emitimos balancetes periódicos, informes de rendimento pagos e Retenção de Imposto de Renda na Fonte. Além disso, nossa equipe está sempre pronta para atender e apresentar toda a documentação necessária para participação de licitações. Também possuímos consultoria especializada em formação de preço, planejamento tributário e gestão financeira.

  • Se está procurando uma contabilidade para PME a Trino é a solução ideal para você!

Temos o compromisso de manter a eficácia do sistema de gestão da qualidade através da melhoria contínua dos processos. Por este motivo, temos o selo de qualidade do SESCON desde 2012.

O time Trino tem como valores confiança, comunicação e cooperação. Solicite um orçamento! Você também pode ligar para o número (11) 4166-5303 e falar diretamente com um de nossos especialistas. Se preferir, envie um e-mail para comercial@trino.cnt.br

 
Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro

Ao se inscrever em nossa newsletter, você declara ter lido e estar de acordo com a nossa política de cookies e privacidade.